quarta-feira, 26 de março de 2014

PROGRAMAÇÃO DO III ENCONTRO DO PROINFÂNCIA NO PARANÁ E X ENCONTRO REGIONAL SUL DO MIEIB
III Encontro Estadual do Proinfância no Paraná e X Encontro Regional Sul do MIEIB - 07, 08 e 09 de abril de 2014 - Curitiba - PR -

ATENÇÃO PARA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DIA 07/04 (SEGUNDA)

9:00 – 12:00: Colegiado MIEIB restrito para representantes dos Fóruns dos estados.
12:00 - 13:30: Almoço
13:40 - 14:40: PNE, CONAE e PME: perspectivas no contexto político atual - Daniel Cara (Campanha Nacional - FNE)
14:40 – 16:30: Grupos temático – Fóruns do Regional Sul
Bloco I
1. PNE – CONAE: contexto, posicionamento do MIEIB quanto à meta 5, reconhecimento do movimento pelo FNE, mapeamento da representatividade na CONAE e posicionamento quanto ao adiamento – moção de repúdio;
2. Corte etário – matrícula na EI e EF: contexto atual nos estados e municípios e a LDB 12.796;
3. Alteração do ECA PL 6998/2013.
Bloco II
4. PROINFÂNCIA e FÓRUNS: (pauta em Vitória) acompanhamento dos fóruns estaduais, devolutiva dos consultores da realidade dos municípios quanto à dimensão pedagógica em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EI de 2009, dentre outros documentos orientadores oficiais produzidos pelo MEC-COEDI;
5. Docência na EI: formação inicial, articulação com as IES para o debate quanto ao currículo dos cursos de Pedagogia, fomento para discussão nos fóruns sobre a carreira docente e a divisão do trabalho – fragmentação – com a contratação de especialistas dentre outros, Lei do piso.

A APRESENTAÇÃO MUSICAL "BICHOS E BUCHICHOS" COM NÉLIO SPRÉA E GRUPO PARABOLÉ TERÁ INÍCIO ÀS 18:00 

18:30 - 19:30: Mesa de abertura: MEC/SEB SECADI, CNE, UNDIME, MIEIB, UNCME, MP-PR, TCE-RS, CEE-PR, SEED-PR, UFPR - Coordenação de Mesa: Prof.ª Rita Coelho (COEDI/SEB/MEC).
19:30 - 20:30: Conferência "Educação Infantil como uma política de inclusão" - Martinha Clarete Dutra dos Santos - (SECADI). Coordenação: Daniele Marques Vieira - consultora do MEC  
O diálogo entre a educação infantil e a educação especial se configura em uma estratégia fundamental para adequar o atendimento às crianças brasileiras na primeira etapa da educação básica, pois considera a integralidade do sistema educacional e a totalidade do universo de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade no âmbito das políticas públicas.

20:30 - 22:00: Jantar

DIA 08/04 (TERÇA)

09:00–10:30: Mesa "Desafios e perspectivas da Educação Infantil - Qualidade, Financiamento e Acesso" – Leo Arno Richter (TCE-RS); Helenice Glorinha Machado Luchetta (UNDIME-SC). Francisco Coelho (FNDE). Mediação: Carlos Eduardo Sanches (Campanha pelo Direito à Educação) 
A contribuição dos órgãos e entidades representativas dos setores responsáveis por acompanhar, fiscalizar, orientar e propor ações efetivas em relação à oferta da educação infantil nos municípios, será apresentada por meio de experiências que têm promovido maior interlocução e eficiência no âmbito das políticas públicas em prol dos direitos das crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.
10:30– 12:00: Mesa: "Avaliação na e da Educação Infantil no âmbito das políticas públicas" – Marlene Oliveira dos Santos (GT Avaliação MIEIB/UFBA); Catarina de Souza Moro (Comissão de Especialistas INEP e GT de Avaliação UFPR). Representante do INEP Mediação: Rita Coelho (MEC/SEB) 
A Coordenação Geral de Educação Infantil (COEDI/SEB/MEC) tem promovido a construção de estratégias na interlocução com os diferentes setores da sociedade envolvidos com o campo da educação infantil, com intuito de problematizar o tema, articular os órgãos responsáveis pela gerência dos dados da oferta da educação infantil e, promover a discussão com a área no sentido de construir possibilidades de entendimento sobre a avaliação à luz das DCNEI. Mas, a compreensão da avaliação na educação infantil que orienta as políticas públicas exige, primeiramente, discernimento sobre a concepção que a sustenta, o que deve ser amplamente discutido para que haja consonância na implementação de ações no âmbito dos municípios.
12:00– 12:30: Debate
12:30 – 14:00: Almoço
14:00 – 15:30: Mesa: "Organização do espaço do Proinfância" - Maria da Graça Horn – consultora (COEDI/MEC). Debatedoras: Claudia Maria da Cruz, Daniele Marques Vieira, Simone Albuquerque. 
Na implantação da expansão da oferta da educação infantil por meio  do Proinfância, a proposta pedagógica tem como um dos desafios a organização do espaço físico. A partir da observação de diferentes contextos, a COEDI, por meio de consultoria, tem promovido a avaliação e  o estudo de possibilidades de ocupação e ambientação da instituição.
15:30 – 16:00: Debate
16:00 – 16:20: Intervalo
16:20 – 17:00: Grupos temáticos: proposições para apresentação na Assembléia MIEIB.
19:00 - 20:00: Jantar

DIA 09/04 (QUARTA)

09:00 – 10:30: Mesa "A docência na Educação Infantil e as políticas de formação: um diálogo necessário entre os cursos de pedagogia, a gestão municipal e a Secretaria da Educação Básica" - Yvelise Arcoverde (SEB/MEC); Andrea do Rocio Caldas (FORUMDIR) - Mediação: Angela Maria Scalabrin Coutinho (UFPR) 
A docência na educação infantil tem sua problemática ancorada na formação inicial, seja na não definição do que é especifico da docência na educação infantil seja pela insuficiência  dos  conteúdos curriculares da Pedagogia e dos cursos de nível médio Magistério, ainda que este possa ser considerado significativo na trajetória profissional do professor. Em contrapartida, a formação continuada (e ainda a formação em serviço) a fim de contemplar a demanda do trabalho pedagógico com as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, têm se ocupado em sanar  as deficiências da formação inicial, Nesta contexto o CNE discute novas orientações para a formação do professor. Paralelamente a SEB vem implementando Especialização na Docência em educação infantil com a participação de 32 universidade federais.
10:30 – 11:00 – Debate
11:00 – 12:00 - Apresentação de experiência educacional inclusiva na educação infantil. Senhor Alderi Oldra (Secretário Municipal de Educação de Erechim/RS) e a Professora Manuela Basegio. Coordenadora: Vanda Rocha (MEC/SECADI).
12:00 - 13:30: Almoço
13:45 - 14:30: Organização dos grupos temáticos
14:30 - 14:45: Intervalo
14:45 - 17:30: Assembléia do Regional Sul do MIEIB
Coordenação: apresentação das proposições dos grupos e definição dos encaminhamentos mediante as pautas apresentadas.


O EVENTO SERÁ TRANSMITIDO AO VIVO NO ENDEREÇO
http://portal.mec.gov.br/transmissao/?secao=educacaoinfantil



Nenhum comentário:

Postar um comentário